ads

sábado, 24 de outubro de 2009

5 curiosidades sobre a China

Com o intuito de aumentar nossa cultura-quase-inútil, eis 5 curiosidades sobre o Grande e Populoso Império Chinês:

1 - Quem inventou o concurso público?

A civilização chinesa foi a primeira a instituir o concurso público com o intuito de obter funcionários realmente capazes, com capacidade intelectual e caráter, em contraposição à prática comum de tantas outras sociedades: funcionários públicos eram geralmente filhos de famílias ricas.

2 - Outras invenções chinesas:

Pois bem, a China não só inventou o concurso público, como também inventou o macarrão, o chá e o sorvete. E o papel, a tinta, a caneta, a bicicleta, a seda, o detector de mentiras, a pólvora, e pasmem: a China inventou o garfo! Apesar de comer com pauzinhos, a China foi a pioneira no uso do garfo ocidental.

3 - Censura na China:

As transmissões de redes internacionais de TV apresentam atraso de alguns segundos, dizem ser 9, para dar tempo do censor tirar a rede do ar, caso constate que a notícia é "ofensiva aos interesses chineses". O Governo Chinês também quer que a Microsoft produza softwares com censuras inclusas e proibições de proibições a vários sites que poderia ser considerados ofensivos. Exemplos? Um site de notícias estrangeiras pode ser considerado ofensivo... vai entender.

4 - Higiene e educação:

Os chineses não são realmente as pessoas mais educadas do mundo, lá é comum fazer urinar na rua, soltar peidos em público e cuspir o tempo todo - porque segundo a medicina chinesa, faz mal engolir saliva. Além disso, é comum bisbilhotar a vida alheia e sair de pijamas! Sim, os chineses passeiam, fazem compras, de pijamas.

Mas em contrapartida, os chineses raramente buzinam, gritam, xingam. Eles esperam pacientemente num engarrafamento.

Também não aceitam um dinheiro que pensam não merecer, logo, dinheiro perdido e gorjetam são quase sempre devolvidos. E a taxa de roubo é baixíssima, mesmo com a polícia andando sem armas!

5 - População e controle de natalidade na China:

A China possui 1/5 (um quinto) da população mundial (1,31 bilhão). Mas a população chinesa deixou de crescer, aproximadamente, 300 milhões de habitantes desde o início do controle de natalidade, onde cada casal pode ter apenas um filho.

A proporção de meninos para meninas é de 119 para 100 e devido à política de controle de natalidade aproximadamente 90 milhões de chineses são filhos únicos. Por isso a China se tornou é um pais sem primos, tios e irmãos, devido ao rígido controle de natalidade da geração atual.

Há excessões em que um casal pode ter mais de um filho sem sofrer as sanções do Governo Chinês, a saber, quando é um casal de agricultores e a primeira filha é mulher; quando o primeiro filho tem deficiência física ou mental; quando o casal foi diagnosticado como infértil e após adotar uma criança, a esposa fica grávida.

A cada feriado do Ano-novo chinês, mais de 300 milhões de pessoas viajam pela China, para visitar parente, sendo o maior movimento migratório do planeta. Como não conseguem ir ao banheiro nos trens superlotados, muitos viajantes usam fraldas para adultos.

Até 2020 a China terá 30 milhões de homens a mais que de mulheres e provavelmente terá menos habitantes que a Índia, onde o crescimento populacional é desordenado.

Nenhum comentário: